quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ranking Combate: Cigano passa GSP, e Jon Jones já ameaça Spider

O dia 29 de abril de 2012 marcou um ano desde que o atual campeão dos pesos-meio-médios do UFC, Georges St. Pierre, entrou no octógono da organização pela última vez, para defender seu cinturão contra Jake Shields frente a um público recorde de 55 mil pessoas em Toronto, no Canadá. A longa inatividade do canadense, causada por uma série de lesões e cirurgias, foi apagando as memórias de suas atuações dominantes na categoria pelos últimos cinco anos, e GSP, que já rivalizou com Anderson Silva no debate sobre o "melhor lutador do mundo", viu novos campeões ganhando força e o superando. Após ser ultrapassado por José Aldo na edição de março do Ranking Combate de MMA, St. Pierre agora tem mais um brasileiro à sua frente a partir de abril: Junior Cigano.


Em decisão polêmica do painel de eleitores do ranking, o atual campeão dos pesos-pesados ganhou força pelo excelente momento e pela invencibilidade que defende no UFC. Seu domínio na categoria também parece estar apenas começando, especialmente após o holandês Alistair Overeem ser pego em exame antidoping surpresa com taxas elevadas de epistestosterona, o que resultou em suspensão por nove meses. A punição, aliás, derrubou o ex-campeão do Strikeforce e do Dream para fora do ranking peso-por-peso e para a quarta posição na classificação entre os pesados, atrás dos americanos Cain Velásquez e Frank Mir - este último, novo desafiante de Cigano no UFC 146 de 26 de maio, em Las Vegas.


Por pouco, o ranking peso-por-peso do mês de abril não apresentou outra polêmica: uma substituição de Anderson Silva, campeão dos pesos-médios e invicto no UFC desde 2006, porJon Jones na primeira posição. Após bater um ex-campeão dos pesos-meio-pesados pela quarta luta consecutiva e ficar mais perto de limpar a divisão no UFC 145, "Bones" Jones recebeu 40% dos votos para primeiro lugar no nosso painel de eleição. Mesmo parado desde agosto do ano passado, porém, o "Spider" conservou sua liderança, com base no fato de já ter limpado sua divisão antes mesmo de Jones.

Outra novidade do Ranking Combate de abril é a entrada de Eduardo "Dudu" Dantas na classificação dos pesos-galos. A vitória dominante sobre Zach Makovski para obter o cinturão inédito do Bellator catapultou o lutador da Nova União diretamente à sétima posição na categoria, que segue liderada pelo campeão do UFC, Dominick Cruz.

Veja abaixo o Ranking Combate do mês de abril de 2012:


Nenhum comentário:

Postar um comentário